Pular para o conteúdo

Programa de Parcerias Looplex

Aplica-se a parceiros que queiram:

  • Desenvolver conteúdo jurídico digital para uso próprio
  • Criar e licenciar conteúdo de engenharia jurídica
  • Fomentar novos negócios e trazer novos clientes
  • Prestar consultoria para terceiros em seus projetos de transformação digital
  • Integrar a plataforma Looplex com outras aplicações e soluções de legaltech
  • Usar Looplex para atividades acadêmicas, pro bono ou Judiciário

A Looplex é uma plataforma aberta de Direito Computacional. Construímos ela para permitir que advogados, empreendedores e entusiastas desse novo mundo possam (a) construir suas próprias soluções, para consumo próprio ou para distribuir no mercado; (b) ajudar terceiros (e ganhar dinheiro com isso!) na transformação digital de seus escritórios, empresas e cartórios; (c) integrar fluxos de trabalho com outras aplicações ou simplesmente trocar dados com outras aplicações; e ainda (d) estudar, ajudar os hipossuficientes e participar da digitalização do Poder Judiciário e outros órgãos do governo.

Para isso, criamos diferentes programas e modalidades de engajamento, com diferentes formas de monetização e modelos de negócio.

Detalhamos aqui cada uma, com links para os papers e contratos respectivos. Esses e outros materiais são licenciados para uso de todos os clientes e parceiros da Looplex conforme as regras contidas nos Termos de Uso para engenheiros jurídicos da Comunidade Lawtex e para desenvolvedores, além dos contratos respectivos (Anexos dos Termos de Uso).

Desenvolvimento de conteúdo para uso próprio

Qualquer empresa, escritório, órgão governamental ou advogado individual que tenha uma conta Looplex pode criar seu próprio conteúdo jurídico digital ou contratar consultores para fazer isso. Todos os clientes podem ter habilitados o SDK de desenvolvimento para criar ou atualizar conteúdos criados.

Se você usar esse conteúdo na sua própria conta, ele não terá nenhum custo adicional além do custo básico de processamento constante da sua assinatura. Agora, se você quiser distribuir e licenciar esse conteúdo para terceiros, liberando os mesmos templates em outras contas ou diretamente no Marketplace Looplex, você deve seguir as regras de distribuição para terceiros ou consultoria de serviços de engenharia jurídica, explicados abaixo.

Distribuição para terceiros (licenciamento de conteúdo)

Qualquer conteúdo de lógica jurídica pode ser distribuído para terceiros mediante licenciamento de Templates ou Componentes de Templates, escritos em Lawtex (código), bem como em low code (Editor de templates) ou mesmo no-code (Editor Visual).

Esse é um licenciamento do Template como se fosse um app, ou seja, a versão compilada dele, rodando na plataforma Looplex. Você não abre para terceiros o código fonte do que criou, apenas abre a possibilidade de consumo do serviço de criação de documentos, dashboards ou fluxos de negócio associados ao sistema.

Há duas formas de distribuição: (a) exclusiva, para um grupo determinado de clientes seus; ou (b) não-exclusiva, nesse caso pelo Marketplace Looplex. A principal diferença é que na não-exclusiva você precisa estabelecer regras uniformes para o público em geral: preço, atualizações, suporte etc. precisam ser homogêneos para todos os clientes. Na exclusiva, você pode combinar regras e preços pelo seu conteúdo caso a caso.

Formas de licenciamento de Templates (código-objeto, tempo de execução)

Você define o preço que quer cobrar dos clientes toda vez que eles gerarem um documento. A Looplex pode criar limitações de preço mínimo (custo de processamento) ou máximo, mas dentro dos parâmetros gerais é sua a decisão sobre quanto cobrar.

Você também pode cobrar um preço por assinatura (pacote de documentos mensais) e, se embedar serviços especiais dentro do Template, pode criar preços específicos para esses serviços que vão além da geração de um documento.

O pagamento do cliente dá-se pela plataforma Looplex, que retém uma taxa de 15 a 30% do valor que você estabeleceu, da mesma forma que outras App Stores cobram pela distribuição de conteúdo em suas lojas online.

Quando você distribui conteúdo pela plataforma Looplex, você se transforma em um desenvolvedor. Veja no contrato de desenvolvedor as regras e valores aplicáveis ao negócio.

Você também pode baixar o nosso paper de Distribuição de Conteúdo Jurídico

Intermediação de novos negócios e novos clientes

Independentemente da parte de conteúdo, você pode intermediar a venda de assinaturas da própria plataforma Looplex. Queremos comissionar você por isso.

Você pode prospectar clientes para a realização de novos negócios, acompanhar o processo e receber uma remuneração pelos negócios fechados. Qualquer assinatura da plataforma ou serviços de projetos específicos podem gerar um comissionamento.

Essa intermediação é sem exclusividade, sem delimitação geográfica, no caso de projetos depende de aprovação prévia da Looplex e pressupõe que essa não seja a sua atividade principal. Se você quiser se tornar um distribuidor exclusivo da Looplex, você deve negociar expressamente um contrato de distribuição ou representação comercial específico.

O porcentual de comissionamento, as condições gerais e regras aplicáveis da intermediação podem ser lidas no contrato de parceria para intermediação e venda do sistema.

Consultoria em projetos de engenharia jurídica

Você pode se tornar um consultor independente para oferta de serviços de arquitetura e engenharia jurídica, auxiliando escritórios e departamentos jurídicos a converterem seu know-how para um formato digital.

Você pode apresentar certificações Looplex para demonstrar a potenciais clientes seu conhecimento de engenharia jurídica e em certos casos pode fazer projetos com o apoio da equipe de engenharia jurídica interna da Looplex. É importante apenas que você deixe claro para os clientes que seu trabalho é sua responsabilidade, que você e sua equipe são independentes e não trabalham para a Looplex.

Você pode cobrar o valor que quiser pelos seus trabalhos. O resultado final, se envolver entrega de código, seguirá as regras de licenciamento e cessão de código previstas nos Termos de Uso:

Formas de licenciamento de código fonte (quando estiver em Lawtex)

Mas não é apenas a criação de lógica jurídica em forma de código que você pode prestar como consultoria. Como parceiro, você terá materiais e apoio para oferta de serviços de

  • Curadoria e editoração – revisão editorial de conteúdo, visual law

  • Arquitetura jurídica – legal design, mapeamento e documentação de fluxos operativos

  • Engenharia jurídica – conversão em código Lawtex de toda a logicado cliente

  • Serviços online – oferta de ambientes para prestação de serviços jurídicos online por advogados

  • Treinamento e capacitação – ensino de arquitetura e engenharia, formação de squads

Seu cliente, suas regras e seu preço. As restrições aplicam-se apenas se você estiver se apresentando como certificado ou parceiro da Looplex. E, caso sua contratação ocorra pelo nosso Marketplace de Serviços, podem ser aplicáveis taxas de comissionamento pela intermediação e matching feitas pela Looplex.

Veja as regras gerais de engajamento como um consultor parceiro da Looplex nos Termos de Participação no Marketplace de Serviços. Além disso, você pode saber mais em nossa página do produto de marketplace de serviços.

Integração com outras aplicações

Parceiros podem integrar funcionalidades da plataforma Looplex diretamente em outras aplicações ou portais de serviços jurídicos. Você pode fazer isso por meio de consumo dos nossos web services. Esse é o Looplex Inside.

A integração pode se dar com o uso de web components (elementos de interface da Looplex embedados em outras aplicações) ou por meio de consumo de nossa API de integração. A Looplex também pode acessar serviços de terceiros.

Consulte nossa lista de aplicações e serviços com integração nativa já disponível ou fale com a equipe da Looplex para estimar o custo de desenvolver essa integração.

Atividades acadêmicas, pro bono e Judiciário

A Looplex criou um programa de inovação aberta (open inovation) para permitir que estudantes de direito, alunos de qualquer curso do Looplex Academy, instituições de trabalho pro bono, membros do Poder Judiciário e startups que estão começando.

Trata-se de uma parceria especial, na qual o custo da assinatura é reduzido ou mesmo zerado, mas com limitações do uso que você pode fazer da plataforma. Por exemplo, quem tem a licença acadêmica não pode usar o que cria e gera lá para fins comerciais.

Você pode ler mais detalhes sobre as regras das licenças especiais no contrato do Programa de Inovação Aberta (anexo aos Termos de Uso). Você também pode baixar nosso paper do Programa de Inovação Aberta

Resumo de todas as modalidades